Uma motorizada Fuji Rabbit Touring 150, única na Europa, pode ser apreciada pelos amantes na concentração de motos e bicicletas antigas, promovida pelo Centro Social da Juventude de Mar, em Esposende, iniciativa integrada nas comemorações do 40 aniversário.

A iniciativa promovida pelo Centro Social da juventude de Mar, de S. Bartolomeu do Mar, concelho de Esposende, em colaboração com o Clube Motard da Guia, de Belinho, Esposende, foi um “êxito”, não apenas pela quantidade de veículos presentes, que ultrapassou a meia centena, como sobretudo “pela qualidade, raridade e conservação” dos veículos de duas rodas, segundo referiu o Presidente do Centro Social de Mar, Fernando Cepa.

Este responsável agradeceu a “pronta colaboração” do Clube Motard da Guia que permitiu uma “experiência inovadora para a população local que teve a oportunidade de recordar muito dos veículos usados antigamente”.

Aliás, uma das raridades presentes foi mesmo uma motorizada Fuji Rabbit Touring 150, de fabrico japonesa e que é única na Europa.

Albino Sá, proprietário desta raridade europeia, que é cobiçada por inúmeros colecionadores, mas que “enquanto eu viver, não a vendo e os herdeiros depois que façam o que entenderem”, era um homem orgulhoso do seu troféu e o centro de todas as atenções.

Este amante das duas rodas confessou-nos que foram fabricadas, na década de sessenta do século passado, quinhentos exemplares, mas nenhum veio para a Europa. O presente exemplar que se encontra em Antas, Esposende, “veio de Angola. Foi um padre que a comprou em 1964 e, depois, comprei-a a outro padre, o Padre Ferreira da Silva, do Fraião, Braga”, confidenciou-nos Albino Sá, acompanhado pela neta Mariana Sá, que já tem o bichinho do avô pelas motos.

Este exemplar totalmente recuperado de acordo com o original “está para as curvas e não a vendo por preço nenhum”, adiantou o nosso interlocutor.

Na ocasião esteve patente ao público uma exposição sobre a história e a evolução da bicicleta até aos nossos dias.

Quanto a prémios, O Centro Social de Mar atribuiu o prémio à moto mais antigo a José Manuel e Basto Prieto, de Chafé, o de Melhor Restauro a Albino Sá, de Antas, a bicicleta mais antiga a Manuel baeta, de Antas, o participante mais bonito, Norberto Mesquita, de Castelo de Neiva e a concorrente feminina a Alice Filipe, de Palmeira de Faro.

Já os prémios do Clube Motard da Guia foram atribuídos da seguinte forma: o Feminino, a Patrícia Neiva, de Fão; o de Beleza,  a Rodrigo Salgueiro, de Belinho; o de Engrenagem, a Manuel Rolo, de Antas; o de Raridade, a Pedro Couto, de Castelo do Neiva e a de Bicicleta mais antiga, a Manuel Baeta, de Antas.

Colaborador:  Sampaio Azevedo

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Presidente da Câmara Municipal Carlos Silva promete mudança com mérito, rigor e prestação de contas

“Hoje, juntos, escrevemos uma nova página da história