Decorreu, ontem, 7 de março, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a Fase Municipal de Esposende do Concurso Nacional de Leitura 2023, no qual foram apurados os 12 alunos que vão participar na Fase Intermunicipal, que decorrerá no dia 20 de abril, em Amares.

Integrado no Plano Nacional de Leitura 2027, o Concurso Nacional de Leitura visa estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, numa vertente lúdica da leitura. A iniciativa conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Camões IP, da Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e da RTP, e enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento foi assumido pelo Município de Esposende na sua estratégia de gestão.

Organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE), a Fase Municipal destinou-se aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do concelho, previamente apurados na Fase Escolar, que envolveu todas as escolas dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira. Os alunos do ensino secundário, a frequentar a Escola Secundária c/ 3º ciclo Henrique Medina, passam diretamente à Fase Intermunicipal.

Na edição deste ano da Fase Municipal, o Júri, constituído pela Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, pela professora Gisela Silva e pela escritora Marta Pais de Oliveira, selecionou os livros “História da égua branca”, de Eugénio de Andrade, para o 1.º ciclo; “O dourado”, de Agustina Bessa-Luís, para o 2.º ciclo; e “Vento, areia e amoras”, de Agustina Bessa-Luís, para o 3.º ciclo.

Nesta prova participaram 28 alunos, sendo que foram apurados quatro por cada ciclo de ensino, num total de 12. Assim, no que se refere ao 1.º ciclo, apuraram-se os alunos Luís Filipe Fernandes, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, e Maria Moreira, Marta Costa e Maya Santos, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira. A representar o 2.º ciclo estarão os alunos Clara Vale e Matilde Costa, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e Inês Magalhães e Vasco Nogueira, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. No 3.º ciclo, os alunos apurados foram Verónica Justo e Ana Matos Menina, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, Eduarda Marinho do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, e Maria Cabral da Escola Secundária c/ 3º ciclo Henrique Medina.

Comentários Facebook

Comentar