A Escola Básica do Facho foi a grande vencedora do Concurso das Cantinas Escolares Sustentáveis, com o prato cavala assada no forno com batatas assadas e legumes. Durante a cerimónia “Cantinas em Festa” foram, ainda, distinguidas a Escola Básica de Guilheta e o Centro Social da Juventude de Mar, mas todas foram consideradas vencedoras, porque o principal objetivo – incentivar o consumo de peixe – foi alcançado, com distinção.

Esta primeira edição de “Cantinas em Festa” enquadra-se no Programa de Alimentação Sustentável – Geração S e tem como objetivo promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis, seguros e sustentáveis nas cantinas escolares, valorizando os produtos locais e promovendo a redução do impacto ambiental associado às mesmas.

A vereadora da Educação, Alexandra Vilar lembrou o facto de as treze edições do concurso de cantinas escolares “contribuir, junto dos alunos da pré-escolar ao secundário, para a promoção de uma alimentação mais saudável, utilizando os produtos locais”. Por isso, a vereadora agradeceu a todos os que contribuem para “uma melhor educação”.

Por seu turno, Rui Lima, nutricionista da Direção-Geral de Educação considerou esta iniciativa da Câmara Municipal de Esposende “fundamental para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis”, destacando o empenho de cozinheiras e auxiliares que propõem ementas agradáveis.

A Câmara Municipal de Esposende continua a assegurar um conjunto de serviços à rede de cantinas do concelho, com preparação de refeições escolares. O fornecimento de refeições completas, equilibradas, variadas e seguras nas escolas constitui um meio de promoção de estilos de vida saudáveis e de valorização dos produtos endógenos locais.

O Concurso das Cantinas Escolares Sustentáveis teve como júri Goretti Fernandes, docente do IPCA, Rui Lima, nutricionista da Direção Geral da Educação e os Chefes Rogério Ferreira e João Novo, docentes da Escola Profissional de Esposende.

O evento contou com a presença de todos os atores sociais envolvidos na confeção e distribuição das refeições escolares e, além dos três primeiros classificados, foram distinguidos, o Centro Social da Juventude Unida das Marinhas, com a menção honrosa Inovação e Sabor, pelo prato almôndegas de peixe; a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, com a menção Inovação, distinguindo o hambúrguer de cavala; e Centro Social da Paróquia de Curvos que recebeu a menção de promoção de consumo de hortícolas, pelo prato bacalhau à Brás colorido.

Participaram, ainda, o Centro Social da Juventude de Belinho, com arroz da Mar, a Escola Básica de Forjães, com robalo grelhado com arroz primaveril, a Associação Cultural e Social de Criz, com empadão de pescada, a Centro Social e Cultural de Gandra, com lulas e batatas estufadas, a Escola Básica de Apúlia, com polvo à lagareiro com batatinhas e brócolos, o Centro Comunitário de Vila Chã com caldeirada de peixe, a Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, com massa folhada com camada de legumes e cavala e o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, com pataniscas de cavala com arroz de tomate.

Esta ação integra-se no plano de desenvolvimento do concelho e enquadra-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Festival da Canção Arciprestal em Barcelos

No próximo sábado, dia 12 de julho, pelas