Foi hoje inaugurada a Rua Comandante Fernando Vilar – Pieira, em Fão, uma homenagem ao antigo presidente da Junta de Freguesia e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Fão, que se destacou pelo seu espírito de dedicação, altruísmo e liderança.
“Este ato, mais do que uma cerimónia protocolar que assinala a concretização de uma obra importante para a comunidade Fangueira é, sobretudo, o reconhecimento da responsabilidade que é poder participar na transformação do nosso território e contribuir para o bem-estar de todos, continuando a fazer do nosso concelho um lugar seguro, moderno e inclusivo”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, numa cerimónia em que familiares, amigos, colegas e população quiseram marcar presença,  para prestar homenagem ao Comandante Fernando Vilar.
 “Não é apenas o nome de uma rua que hoje assinalamos, é também uma forma de perpetuar a memória de um homem que marcou, de forma indelével, a história do concelho de Esposende e, em particular, da freguesia de Fão”, salientou ainda, Guilherme Emílio, vincando os traços de caráter que distinguiam o Comandante Fernando Vilar e que levaram a associar o seu nome à toponímia do concelho.
O presidente da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, vincou a faceta bairrista de Fernando Vilar, a quem dedicou a recente decisão de desagregação das freguesias. “É uma vitória de Fão e sei que Fernando Vilar estará muito feliz com esta decisão”, disse Valdemar Faria, lembrando os benefícios que a nova rua confere à freguesia, “em termos de urbanismo e de ordenamento do trânsito, principalmente no verão”.
Guilherme Emílio destacou o papel de relevo que tiveram todos os intervenientes na concretização de uma obra que rondou os 150 mil euros, desde logo enaltecendo a generosidade demonstrada por Francisco Lima e de João Ferreira “cedendo gratuitamente a área necessária para tornar esta obra uma realidade”. O presidente da Câmara lembrou que, para a concretização desta obra, “foi preciso constatar a necessidade, idealizar a solução e avançar com a determinação que sempre caraterizou o presidente Benjamim Pereira”, agradecendo a ação do seu antecessor, pela “dedicação e exemplo como sempre encarou as necessidades do concelho”.
A cerimónia foi precedida por uma missa e a fanfarra dos Bombeiros Voluntário de Fão percorreu o espaço entre a igreja e a nova rua, onde o padre Rui Neiva procedeu à bênção.
 O Comandante Fernando Vilar – Pieira, notabilizou-se ao serviço da corporação dos Bombeiros Voluntários de Fão, onde foi voluntário, desde 1972, e oficialmente em 1 de janeiro de 1974, altura em que foi nomeado Comandante, passando ao Quadro de Honra a 16 de novembro de 2000. Fernando Vilar – Pieira foi Presidente da Junta de Freguesia de Fão, entre 1990 e 1998, estando na génese da Escola Profissional, em Fão. Com apenas 26 anos de idade tornou-se o Comandante de Bombeiros mais jovem em Portugal, exercendo estas funções durante 24 anos.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Município implementa plataforma interativa para aprendizagem da matemática

Cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º