As alunas Joana Maria Rodrigues e Mafalda Eiras, de Esposende, sagraram-se vencedoras na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado, que decorreu ontem, dia 8 de maio, no Fórum Braga.

Nesta fase estiveram em competição um total de 95 alunos, dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos e no ensino secundário, apurados nas fases municipais realizadas nos seis municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado: Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde.

Nesta festa do livro e da leitura, a aluna Joana Maria Rodrigues, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, venceu a prova do 2.º ciclo, enquanto a aluna Mafalda Eiras, da Escola Secundária Henrique Medina, foi a primeira classificada da prova do Ensino Secundário.

As obras a concurso foram “O tesouro”, de Manuel António Pina, para o 1.º ciclo; “A Escola e os Cravos”, de Luísa Lobão Moniz, para o 2.º ciclo; “Vinte e Zinco”, de Mia Couto para o 3.º ciclo; e “À Procura da Manhã Clara”, de Ana Cristina Silva, para o Ensino Secundário.

O Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado foi promovido pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA) e decorrerá em regime de rotatividades pelos municípios da CIM Cávado. Esta primeira edição foi organizada pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de Braga, envolvendo a RIBCA, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.

Este certame visa estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, numa vertente lúdica da leitura. Associando-se a este evento, o Município de Esposende, através da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, dá cumprimento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas ONU).

 

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Resultados e classificações de futebol das equipas do concelho Esposende

Resultados e classificações de futebol das equipas do