A Escola Profissional de Esposende vai avançar com o lançamento do concurso para construção do Centro Tecnológico Especializado. Este projeto visa impulsionar as qualificações intermédias e fomentar a procura de formações de nível secundário com certificação profissional, especialmente nas áreas da Cozinha e Pastelaria, Pastelaria e Padaria, Restaurante e Bar e Alojamento Hoteleiro.
Num investimento total de 1 milhão e 670 mil euros, o CTE tem como propósito fortalecer a competitividade das empresas da região, promovendo a criação de emprego qualificado e potencializando o desenvolvimento produtivo regional. Alinhado com a Estratégia Portugal 2030, o projeto, resultante de uma candidatura ao PRR visa:
- Reequipar e modernizar a infraestrutura tecnológica da escola, aumentando a capacidade instalada.
- Reforçar a atratividade de formações de dupla certificação, especialmente em áreas de elevada especialização tecnológica.
- Modernizar a oferta formativa para acompanhar as evoluções do tecido produtivo.
- Aumentar o número de jovens diplomados em cursos de dupla certificação de nível secundário e pós-secundário.
- Desenvolver qualificações e competências para a inovação e renovação industrial.
- Melhorar a articulação entre os diversos níveis de educação e formação profissional, promovendo a aprendizagem ao longo da vida.
O projeto reforça o compromisso da Escola Profissional de Esposende com a excelência educativa e a formação de qualidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico e social da região do Cávado.
A Escola Profissional de Esposende é uma instituição dedicada à formação profissional de excelência, oferecendo cursos que combinam ensino teórico e prático, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo, bem como prosseguimento de estudos para o Ensino Superior.
Para além da construção do CTE e em sintonia com a Câmara Municipal serão, também, levadas a cabo um conjunto de intervenções que visam a melhoria integral das condições do edificado, proporcionando excelentes condições de trabalho a toda a comunidade educativa, mantendo-se iguais intenções no que respeita à Escola de Música de Esposende.
Comentários Facebook