As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) foram convocadas pelo Papa Francisco em 2019 no Panamá.

Lisboa 2023 acontece dos dias 1 a 6 de agosto. O convite é dirigido aos jovens cristãos de todo o mundo. Haverá momentos de oração, de convívio e partilha cultural. Os grandes momentos são a vigília presidida pelo Papa Francisco e a Eucaristia de envio no domingo também presidida pelo Papa.
Toda a gente pode participar nas JMJ! As nossas comunidades estão desafiadas a acolher jovens oriundos de diversos países dos dias 26 a 31 de julho. Mil jovens vêm para o Arciprestado de Esposende nestes dias.
Queremos receber estes jovens em casas, não em pavilhões ou salões paroquiais. Para receber jovens só precisamos de passar nas sacristias onde se encontram fichas para as famílias de acolhimento, preencher e entregar ao pároco ou aos responsáveis dos grupos juvenis das paróquias.
A família de acolhimento deve disponibilizar espaço para dormir, casa de banho para cuidarem da higiene pessoal e pequeno almoço. ensinar o caminho aos jovens para chegarem à igreja paroquial onde terão as diversas atividades.
Estes jovens estarão todos identificados e são enviados pelos bispos diocesanos.
Contamos com a generosidade dos cristãos das nossas comunidades.
Convidamos todos a receber os símbolos das JMJ na diocese e arciprestado no próximo dia 29 de Janeiro na freguesia de Antas (S. Paio).
Às 19 horas a cruz que foi dada aos jovens de todo o mundo pelo Papa S. João Paulo II e o Ícone Mariano chegam à nossa Diocese pelo nosso Arciprestado. É com alegria que, juntamente com o Sr. Arcebispo D. José Cordeiro e os bispos auxiliares, D. Nuno e D. Delfim, com o Sr. Bispo D. Américo Aguiar, bispo responsável pela Pastoral Juvenil Nacional e o responsável pela fundação JMJ, recebemos estes símbolos.
Depois do acolhimento iremos em peregrinação para a igreja paroquial onde faremos um tempo de adoração com a Cruz das JMJ.

No dia 30 estes símbolos estarão de manhã na Escola Henrique Medina e pelas 21 horas haverá Eucaristia na Igreja Matriz de Esposende. No dia 31, às 19 horas, os símbolos serão entregues ao Arciprestado de Vila  do Conde/Póvoa de Varzim na Igreja Matriz de Apúlia.

Padre Rui J. Neiva

Comentários Facebook

Comentar