O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, recebeu, no Algarve, o prémio atribuído pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) ao Município de Esposende, pela obra do Canal Intercetor de Proteção e Gestão de Riscos, Cheias e Inundações da cidade de Esposende.

A distinção ocorreu no âmbito do 17.º Congresso da Água, promovido pela APRH, que decorreu em Lagos, entre 8 e 11 de abril, sob o tema “Ação Rumo à Sustentabilidade”, com Esposende a ser reconhecido pelo seu compromisso com a inovação e a boa gestão dos recursos hídricos.

Além do Presidente Guilherme Emílio, também o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, marcou presença no evento, tendo sido um dos oradores convidados, numa Sessão Plenária que contou também com as intervenções de Jorge Cardoso Gonçalves (APRH/LIS-Water), de Paulo Reis (Vice-Presidente da CM Lagos), de Carlos Carmo (Vereador da CM Loulé), de Silvério Guerreiro (Ordem dos Engenheiros – Região Sul) e de Pedro Coelho (ARH Algarve), sob a moderação der Manuela Moreira da Silva (APRH/Universidade do Algarve).

Para além da sua intervenção em plenário, a Esposende Ambiente participou ativamente em diversas sessões técnicas, com comunicações centradas em temáticas fundamentais para o futuro da gestão da água, nomeadamente: Sustentabilidade e Qualidade de Vida – A Estratégia da Esposende Ambiente, Projeto “Claro como Água” – A Sensibilização enquanto Ferramenta de Gestão dos Recursos Hídricos e Recuperação de Custos e o Futuro das Tarifas.

Estas participações evidenciam o trabalho consistente da empresa na promoção de políticas ambientais sustentáveis, reforçando a importância da educação e sensibilização ambiental como ferramentas essenciais para a gestão eficiente dos recursos hídricos e a promoção da literacia hídrica junto da população.

O 17.º Congresso da Água registou a participação de diversas entidades e personalidades de relevo no setor da água, nomeadamente a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado. Neste Congresso discutiram-se temas como políticas públicas e governança da água, água e gestão do território, abordagens colaborativas, multidisciplinares e multissetoriais, ciência e tecnologia para a inovação no domínio da água, soluções de base natural.

A presença do Município de Esposende e da Esposende Ambiente neste evento reafirma o seu papel de referência na gestão sustentável da água, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com uma visão de futuro que aposta na resiliência, inovação e envolvimento da comunidade.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Resultados e classificações de futebol das equipas do concelho Esposende

Resultados e classificações de futebol das equipas do