O Município de Esposende está a desenvolver trabalhos de prospeção para avaliar o estado de conservação do passadiço que liga a a zona envolvente à doca de pesca e as Piscinas Municipais. Estes trabalhos inserem-se no projeto global de reabilitação de infraestruturas da zona ribeirinha da cidade e visam garantir condições de segurança aos peões.

Decorrente das mudanças climáticas, das recentes descargas nas barragens da Caniçada e Vilarinho das Furnas (bacia do Rio Cávado), responsáveis pelo aumento significativo do caudal do rio e do desgaste próprio da infraestrutura, entendeu o Município de Esposende avançar com a avaliação do estado de conservação do passadiço da marginal de Esposende.

Para tal foram contratados os serviços de uma empresa especializada que vai elaborar um relatório sobre o estado de conservação do passadiço, assim como apontará a intervenção a realizar, para garantir as condições de segurança.

Esta ação decorre de um plano mais vasto que contemplou a reabilitação de infraestruturas na zona ribeirinha da cidade, a substituição dos passadiços nas praias, a reabilitação do skate parque e do piso do parque de fitness situado na zona envolvente à doca de pesca.

Na parque de fitness, a intervenção consistiu na substituição do deck existente por betão poroso, material mais resistente e de superfície permeável e antiderrapante, garantindo o escoamento de águas pluviais.

“A importância que estas infraestuturas representam para o nosso concelho, nomeadamente pela atratividade turística e pela prática desportiva, implicam a permanente manutenção e requalificação. É uma consequência do desgaste e deterioração que vão sofrendo ao longo do tempo devido ao uso e a fatores ambientais”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

O Município de Esposende dá, desta forma, um contributo superior para o cumprimento global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne a proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Esposende vai criar rede de recolha de óleos alimentares usados

O Município de Esposende vai dotar o concelho