Desde o passado dia 2 de dezembro, o Hospital de Braga, em parceria com o ACES Cávado I e ACES Cávado II, disponibiliza no Serviço de Urgência aos utentes não urgentes e pouco urgentes a possibilidade de agendamento de consulta nos Centros de Saúde da sua área de referência. Esta medida prevê o alívio da forte afluência de utentes que se sente neste Serviço neste período do ano, e consequentemente dos tempos de espera, ao possibilitar que os utentes não urgentes e pouco urgentes sejam atendidos nos cuidados de saúde primários.

Um utente que se dirija à Urgência do Hospital de Braga, e na triagem de Manchester lhe for atribuída uma pulseira azul (não urgente) ou pulseira verde (pouco urgente), vai receber a proposta de agendamento de consulta num centro de saúde da sua área de residência, no próprio dia ou no dia seguinte, mediante as vagas disponibilizadas. Nestes casos não será cobrada a taxa moderadora correspondente à vinda ao Hospital.

Esta medida resulta da parceria com o ACES Cávado I – Braga e o ACES Cávado II – Gerês Cabreira que disponibilizam vagas diárias para estas consultas, bem como, alargaram o seu horário de funcionamento para apoiar a população e a Urgência do Hospital de Braga no período de Inverno.

O Diretor do Serviço de Urgência do Hospital, Arnaldo Pires, agradece a disponibilidade e parceria dos ACES e faz um apelo aos utentes “Antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência, liguem para a Linha SNS 24 ou recorram aos Centros de Saúde. Em caso de doença grave, serão encaminhados para a Urgência. Desta forma vão permitir que os recursos do Hospital sejam concentrados na resolução dos casos clínicos verdadeiramente urgentes.”

Artigos Relacionados

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Operação “Peregrinação Segura 2024” da GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das