O espanhol Luís Angel Mate (Euskakltel/Euskadi) ganhou uma das mais disputadas etapas da Volta a Portugal Continente dos últimos anos, conseguindo o segundo triunfo consecutivo na Guarda, depois de já ter ganho o ano passado no mesmo local.

Mate integrou a fuga inicial e fez parte dela até à meta, rematando uma grande etapa e uma brilhante vitória.

O jovem, de 22 anos, Afonso Eulálio (ABTFBetão/Feirense) que ontem na Torre assumiu a liderança da prova resguardou-se muito bem numa fase de muitos ataques no pelotão, andou muito recuado, dando a ideia de que estava mal, passou muito bem na primeira passagem pela meta e no final atacou e ganhou tem a todos os adversários.

Quem deixou a prova foi Maurício Moreira (Sabgal/Anicolor), que depois de ontem ter sido assistido no final da tirada na Torres, passou mal durante a etapa, foi ajudado por colegas, mas a 45 quilómetros da meta, abandonou a prova. Estável, o corredor foi conduzido ao Hospital da Guarda por precaução.

A tirada teve como protagonistas um grupo de onze corredores onde estavam German Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) Edgar Cadena (Petrolike) o primeiro na luta pelas metas volantes e os p ontos para manter a Camisola Laranja Galp, ganhando as três e o segundo pela liderança na Volta, sendo líder virtual durante muitos quilómetros.

Com a aproximação das montanhas foram-se formando grupos, cuja composição se foi alternando até que a determina fase da corrida e na primeira passagem pela meta na Guarda o grupo da frente sofreu uma fragmentação, vindo depois na parte final a sobrarem quatro corredores.

E quando parecia que seria o quarteto a discutir o triunfo ainda apareceu Rafael Reis (Sabgal/Anicolor) que fora do seu terreno lutou até ao último metro pelo triunfo final, entrou isolado nos derradeiros mil metros, mas nas rampas do empedrado na Guarda o sprinter argentino não aguentou o ritmo e foi ultrapassado por Luís Angel Mate que conhece aquele local melhor do que ninguém sabendo dosear muito bem o seu esforço.

Numa grande mostrar de pundonor e raça, procurando a vitória para dedicar ao seu colega Maurício Moreira, “vindo das trevas”, Rafael Reis deixou tudo o que tinha nas lisas pedras da subida, mas não conseguir bater Mate.

O derrotado do dia acabou por ser Jon Agirre (Equipo Kern Pharma) que partiu em segundo do Sabugal e baixou ao terceiro posto na Guarda depois de perder 13” para Eulálio, tal como Colin Stussi (Team Vorarberg) que perdeu 2” para o Camisola Amarela Continente, o segundo vitorioso do dia depois do vencedor da etapa.

Declarações 
Luis Angel Mate (Euskaltel/Euskadi): “Duas vitórias em dois anos consecutivos na Guarda é um local de sorte. Conhecia muito a parte final da etapa e soube atacar no momento certo. Estou muito feliz.”.

Afonso Eulálio (ABTFBetão/Feirense): “Depois de uma noite mal dormida com a alegria da camisola amarela, fiz uma etapa muito bem protegido pela equipa e na parte final percebi que os meus mais diretos adversários não estavam. Desfrutar no dia de descanso e ir trabalhando dia-a-dia”.

Classificações 
Etapa
1º-Luis Angel Mate/ESP (Euskaltel/Euskadi)- 4h13’26”
2º-Rafael Reis/POR (Sabgal/Anicolor) a 22
3º-Inigo Elusegui/ESP (Equipo Kern Pharma) a 7”
4º-German Tivani/ARG (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) a 16”
5º-Kigan Swirbul/USA (Efapel Cycling) a 17”.
Geral
1º-Afonso Eulálio/POR (ABTFBetão/Feirense) 16h37’21”
2º-Colin Stussi/SUI (Team Vorarlberg) a 16”
3º-Jon Agirre/ESP (Equipo Kern Pharma) a263”
4º-Mikel Biskarra/ESP (Euskaltel/Euskadi) a 50”
5º-Diego Camargo/COL (Petrolike) a 1’18”
Equipas: Euskaltel/Euskadi
Pontos: German Tivani/ARG (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho)
Montanha: Luis Angel Mate/ESP (Euskaltel/Euskadi)
Juventude: Jaume Guardeño/ESP (Caja Rural/Seguros RGA)

Etapa de Amanhã
Dia de Descanso

Fotos:  Podium events

Vídeo: RTP

Apoio:

TV Esposende irá estar presente na caravana da 85.ª Volta a Portugal nas últimas etapas com uma viatura gentilmente cedida por

  Há sítios que vale a pena Visitar, Viver e Investir

  RIO DOCE pastelaria em Esposende

  Publicidade

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Município implementa plataforma interativa para aprendizagem da matemática

Cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º