Edifício vai albergar o Centro de Divulgação Científica e Cultural e integrará o Museu D. Sebastião.

Foi aprovado, pela Câmara Municipal de Esposende, o projeto de execução relativo à Reabilitação e Ampliação do Forte de S. João Batista, para a criação do Centro de Divulgação Científica e Cultural, que integrará três áreas principais, nomeadamente o Centro Interpretativo do Parque Natural do Litoral Norte, O Museu D. Sebastião e um espaço de exposições temporárias cujo valor global estimado ronda os 3 milhões de euros.

Dado o elevado valor do investimento, o Município candidatou o projeto ao Aviso NORTE2030-2024-36 – 5025 – Refuncionalização de equipamentos coletivos, no Quadro de Investimentos Prioritários do Cávado, visando a requalificação e apetrechamento do edifício.

O Forte é composto por uma parte de muralha, um edifício principal, quatro edifícios anexos e um farol. Inserido num terreno com cerca de 1510 metros quadrados, o edifício atual tem cerca de 1351 metros quadrados de área de construção, sendo que, para além da sua reabilitação para uso público, se prevê a ampliação em aproximadamente 755 metros quadrados e ainda arranjos exteriores do edifício.

A reabilitação e ampliação do complexo inclui diversas valências culturais: o Centro de Divulgação Científica e Cultural subordinado à temática marítima subaquática, com áreas expositivas dedicadas ao Património Natural e ao Património Cultural e Arqueológico Subaquático; o Museu D. Sebastião, e um espaço de exposições temporárias, sendo um projeto que se abre ao usufruto da população, ao conhecimento e à cidadania.

Votado ao abandono durante largos anos, o Forte de S. João Baptista passou para a alçada do Município de Esposende, por via de um protocolo de cedência pelo Estado, em 2018, que prevê a concessão por 50 anos, pelo valor de 204 mil euros.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural afigura-se, assim, como um ativo da maior relevância para a afirmação de Esposende na área da divulgação científica e cultural, bem como no plano da preservação histórica da memória coletiva do povo. A sua concretização deste projeto enquadra-se no cumprimento dos compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Município implementa plataforma interativa para aprendizagem da matemática

Cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º