O Largo do Mercado, em Esposende, vai acolher, no próximo dia 17 de novembro, a partir das 14h30, o tradicional Magusto-convívio que o Município de Esposende promove anualmente, em parceria com os grupos folclóricos do concelho.

Esta iniciativa, que ocorre em itinerância pelo território concelhio, é aberta à comunidade e tem entrada livre, constituindo um convite para celebrar a tradição, num ambiente de festa e animação. A preservação dos usos e costumes associados à cultura popular é o objetivo principal desta ação, que pretende também fomentar o convívio da população com os grupos folclóricos, em clima de sã convivência.

As castanhas e o vinho verde são os ingredientes principais desde evento, mas a música e a dança também não podem faltar, sendo asseguradas pelo Rancho Folclórico de Fonte Boa, Rancho Folclórico de Palmeira de Faro, Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e Rancho Folclórico “As Moleirinhas das Marinhas”.

Este ano, a organização cabe ao Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia, que conta ainda com o apoio do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas e Ronda de Vila Chã.

Em plena época de S. Martinho estão, assim, reunidos os ingredientes para repetir o sucesso de edições anteriores de um evento que se tem revelado uma aposta assertiva na estratégia de descentralização municipal e de promoção turística, garantindo o acesso a toda a população às mais variadas manifestações. Por esta via, o Município está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Município de Esposende partilhou estratégia de combate às espécies invasoras no concelho

O Município de Esposende participou no 7.º Seminário