O Município de Esposende vai aderir ao Programa Escola Azul, comprometendo-se a contribuir para a promoção da literacia do oceano em articulação com a rede Escola Azul.

Para tal, e em consonância com proposta aprovada em reunião de Câmara, o Município vai estabelecer um Protocolo de Cooperação entre a Direção-geral da Política do Mar, entidade que coordena este Programa, o qual pretende distinguir as escolas que trabalham o oceano. Num âmbito mais abrangente, pretende-se comprometer vários setores a participar na formação de jovens com maior literacia do oceano envolvendo a comunidade escolar, a comunidade local e diferentes atores do setor do mar.

A adesão do Município de Esposende encontra enquadramento no Plano de Ação do Turismo 2023_2027, dado que um dos três eixos estratégicos é precisamente o da Economia Azul, ligada ao uso sustentável dos recursos do oceano para o desenvolvimento económico. Na mesma linha, a Estação Náutica de Esposende aponta como um dos seus objetivos o propósito de contribuir para uma oferta turística integrada com base nas potencialidades da Economia Azul. Alinhado com estes compromissos, o Município de Esposende tem ainda presente a existência de “escolas azuis” no concelho, nomeadamente a Escola Profissional de Esposende e os Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira.

Nos termos deste protocolo de cooperação, a Câmara Municipal obriga-se a comunicar e divulgar o Programa Escola Azul pelas escolas do Município, bem como perante potenciais parceiros locais, incluindo-o na oferta educativa concelhia. Além de acompanhar o desenvolvimento dos projetos escolares no âmbito deste Programa, deverá apoiar logisticamente, consoante a sua disponibilidade, as ações das escolas do Município. Por via da adesão ao Programa Escola Azul, o Município de Esposende passa a integrar a Comissão Científica e Pedagógica do Programa Escola Azul, participando na avaliação e aprovação das candidaturas de novas escolas do Município.

Este posicionamento reflete o comprometimento do Município de Esposende para com todas as dimensões relacionadas com o oceano, que se interligam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Município implementa plataforma interativa para aprendizagem da matemática

Cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º