O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, apresentou hoje o projeto do Parque Desportivo Municipal, infraestrutura que conciliará as componentes lúdica e de lazer ao urbanismo e ao ordenamento rodoviário. Este é um dos projetos mais ambiciosos preconizados pelo município, ocupando uma área total superior a 270 mil metros quadrados e que, juntamente com o futuro Parque da Cidade e demais espaços verdes fazem de Esposende “uma das cidades mais verdes da Europa”.

O mote já havia sido dado pelos arquitetos do gabinete responsável pelo projeto, Mafalda Torres e Vasco Saldanha: “sustentabilidade e ecologia estão na base deste projeto que terá uma primeira zona onde estarão instalados os equipamentos desportivos (campos e estruturas de apoio); uma segunda zona de recreio e lazer, com um anfiteatro; e uma terceira zona, perto do cordão dunar, mais lúdica, com equipamentos de ginástica e passadiços”.

O complexo desportivo ficará localizado a norte da cidade de Esposende, sendo delimitado a nascente pela Estrada Nacional 13, a norte pelo lugar de Cepães, a sul pelas edificações da Avenida dos Banhos e a poente pelo cordão dunar.

“Este equipamento vai generalizar o acesso de todos os munícipes à prática desportiva, promovendo estilos de vida saudáveis, através da oferta de atividades desportivas formais e informais e do apoio ao desenvolvimento do movimento associativo local”; sustentou Benjamim Pereira.

O autarca lembrou que o Município garante “a grande parte da manutenção dos equipamentos existentes no concelho, implicando o investimento de milhões de euros anuais”. Este projeto enquadra-se no plano mais amplo que visa “dotar Esposende de equipamentos que sirvam o concelho como um todo, diversificando a oferta, criando condições para que os atletas possam praticar e para que Esposende possa acolher eventos de grande escala.

Benjamim Pereira lembra que este projeto “estruturante com forte impacto económico fazia parte do programa eleitoral com que o Executivo se submeteu ao escrutínio popular”.

Além da nova configuração das vias públicas envolventes, o plano estratégico prevê a construção de uma nova variante viária, de Nascente para Sul, com dois sentidos e área de circulação pedonal. A nova via surge com o intuito de fomentar a urbanização nesta zona e de diminuir o tráfego de veículos pesados.

O Parque Desportivo terá campos de futebol (relvados e sintéticos), campos de voleibol e futebol de praia, campos de padle e de basquetebol, pista de atletismo e paredes de escalada.

O espaço terá um campo de futebol principal, de relva natural, com bancada, pista de atletismo e zona de salto em comprimento, de acordo com o disposto no Manual Internacional de Atletismo, contemplando lançamento de disco e de peso. Um segundo campo de futebol, também em relva natural, com bancada, para uso da Associação Desportiva de Esposende.  Para as equipas de formação serão construídos dois campos de futebol de 11, com piso sintético.

Este investimento permite a deslocalização do atual Estádio Padre Sá Pereira, promovendo a requalificação urbana de toda essa área e servindo a sua comercialização de sustentação económica ao projeto do Parque Desportivo.

Este complexo estará dotado de court de ténis, campos de Basquetebol, de Padel, de Andebol ou Futsal, de Voleibol e Futebol de Praia. Com um edifício de apoio, onde funcionará uma cafetaria, todo o complexo desportivo adotará uma linguagem arquitetónica com linhas simples e formas geométricas elegantes, com recurso a materiais modernos e sustentáveis.

Com um investimento global que rondará os 11 milhões de euros, este equipamento entronca na orientação estratégica definida pelo Município, razão que leva Benjamim Pereira a equacionar diversas fontes de financiamento, com a certeza que “há condições financeiras para avançar com o projeto”.

O futuro complexo desportivo tem como objetivo disponibilizar aos munícipes e visitantes um conjunto integrado de equipamentos que promova o conceito “Esposende, um privilégio da natureza”.
Este projeto amplia a oferta de soluções de mobilidade suave, proporciona a prática desportiva informal e formal, interligando as infraestruturas do parque desportivo com os percursos paralelos ao canal intercetor e à Ecovia do Litoral Norte, com ligação ao futuro Parque da Cidade.

O Município de Esposende abre agora um espaço de recolha de propostas, durante os próximos 15 dias, que podem ser entregues nos serviços da Câmara Municipal de Esposende, ou pelo e-mail: planeamento@cm-esposende.pt

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

PUB

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Zendensino inicia novo ano letivo com ambiciosos planos para o futuro

A Zendensino, a única entidade privada de educação