Os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, matriculados em estabelecimento de ensino do concelho de Esposende, vão continuar a beneficiar da oferta de manuais de Fichas de Atividades, das áreas disciplinares de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Inglês.

A medida, aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo, corresponde a num investimento global de aproximadamente 50 mil euros e enquadra-se nas políticas educativa e social do Município, as quais se encontram alinhadas com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne aos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Género, ODS 10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

De acordo com a proposta aprovada em reunião de Câmara, o procedimento mantém-se nos moldes dos anos letivos anteriores, com a entrega de um cheque-livro às famílias, com o qual poderão levantar, exclusivamente em papelarias do concelho de Esposende, os referidos manuais de fichas de atividades. Por esta via, a medida assume um alcance além do âmbito social, promovendo o desenvolvimento económico do concelho, nomeadamente das livrarias e papelarias locais que se disponibilizaram para proceder à venda de manuais.

A medida contempla também a possibilidade de reembolso às famílias que adquiram diretamente os manuais de fichas, mediante preenchimento de requerimento e apresentação de comprovativo de compra.

O Município de Esposende tem assumido, ao longo do tempo, um inequívoco apoio à Educação, nomeadamente às escolas, aos alunos e respetivas famílias. No âmbito da Ação Social Escolar, para além do cumprimento das atribuições que legalmente lhe estão adstritas, a Câmara Municipal tem assegurado alguns apoios suplementares, no sentido de contribuir para uma maior equidade social no acesso a uma Educação de qualidade para todos, complementando, assim, a sua ação com as medidas assumidas pelo Ministério da Educação.

Artigos Relacionados

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Operação “Peregrinação Segura 2024” da GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das