O Município de Esposende manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Eng. António Fernando Couto dos Santos, figura de grande relevância para a nossa comunidade e para o panorama político e cultural de Portugal.

Foi com profunda consternação que recebemos a notícia do falecimento do ilustre Esposendense, natural de Forjães, Eng. António Fernando Couto dos Santos, ocorrido ontem, dia 6 de janeiro, em Matosinhos.

O Eng. António Fernando Couto dos Santos foi Secretário de Estado da Juventude, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ministro da Educação e Ministro Adjunto e da Juventude, a quem se deve, entre muitos outros projetos, a criação do “Cartão Jovem”.

Foi Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos, Deputado à Assembleia da República e ocupou cargos de relevo em várias organizações culturais e empresariais, como a Casa da Música e a Associação Empresarial de Portugal.

Desempenhou, ainda, as funções de cônsul honorário da Rússia no Porto, tendo apresentado a sua recusa na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022.

Ao nível local, foi Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, nos mandatos 2006-2009 e 2009-2013.

A sua dedicação à causa pública mereceu o reconhecimento do Município de Esposende, através da atribuição da Medalha de Honra, a mais alta condecoração da Câmara Municipal, no dia 19 de agosto de 1993, aquando da elevação de Esposende a cidade.

Em 2024, por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação de um mural evocativo na “Casa da Democracia”, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, assinala para a posteridade a entrega e dedicação à causa pública do Eng. António Fernando Couto dos Santos, bem como dos demais Presidentes da Assembleia Municipal de Esposende, desde o 25 de Abril de 1974.

O Eng. António Fernando Couto dos Santos será sempre lembrado pelo seu inestimável contributo ao serviço público e pelo impacto significativo que deixou na vida de tantos cidadãos. A sua dedicação, competência e espírito de missão inspiraram todos os que tiveram o privilégio de o conhecer e trabalhar ao seu lado.

A história do concelho e do país faz-se de homens como o Eng. António Fernando Couto dos Santos, dedicados à causa pública, cujo legado, que a todos honra e orgulha, perpetuaremos.

Em sua memória, a Câmara Municipal de Esposende, associa-se ao luto pela partida de uma personalidade que tanto honrou a nossa terra, e irá decretar um dia de luto Municipal, no próximo dia 9 de janeiro, dia em que se realizará o seu funeral.

Neste momento de dor, expressamos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos. Que o seu legado permaneça como exemplo de cidadania e compromisso para as gerações futuras.

Que descanse em paz.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Município implementa plataforma interativa para aprendizagem da matemática

Cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º