A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia a Operação “Bom Caminho”, que decorrerá até ao dia 31 de outubro, com o objetivo de promover o patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade, por forma a garantir a proteção e segurança dos peregrinos que transitem ao longo do “Caminho Português”, do “Caminho Português da Costa” e do “Caminho Português Interior” através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Os “Caminhos de Santiago” ganharam uma nova “vida” nos anos 80 do século passado, com a realização da Jornada Mundial da Juventude, naquela cidade. Em agosto de 2023, Portugal acolheu a Jornada Mundial da Juventude, na cidade de Lisboa, tendo-se verificado um grande fluxo de jovens de todo o mundo em Portugal e, em particular, nos caminhos de Santiago. Estes percursos revelam-se de uma particular importância, uma vez que contribuem para a diversificação e desenvolvimento de toda a atividade turística, ao longo de todo o ano e por todo o Território Nacional (TN).

Cientes desta importância e procura pelos “Caminhos de Santiago”, a Guarda irá executar esta operação, implementando um conjunto de atividades cujo objetivo visa contribuir para uma maior segurança e visibilidade junto dos peregrinos, por forma a prevenir o cometimento de ilícitos ou criminalidade associada.

Pretende-se reforçar a presença na Guarda nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização, tendo em vista ainda transmitir os principais conselhos de segurança, nomeadamente:

·         Planeie todo o seu percurso e viagem de forma antecipada;

·         Mantenha os seus familiares e amigos mais próximos informados sobre os percursos e planeamento da sua viagem;

·         Tenha sempre na sua posse um documento de identificação pessoal;

·         Tenha especial atenção aos pertences e objetos pessoais que transporte;

·         Tenha especial atenção a abordagens por parte de estranhos;

·         Privilegie a utilização de percursos sinalizados e iluminados;

·         Quando utilize estradas com circulação rodoviária, caminhe sempre na berma contrária ao sentido do trânsito e não ande em locais onde seja proibida a circulação de peões;

·         Use roupa clara, preferencialmente com colete refletor;

·         Caminhe preferencialmente durante o dia e com companhia;

·         Respeite o meio ambiente e o património cultural existente nos percursos;

·         Caso circule de bicicleta, utilize equipamentos de proteção individual e iluminação;

·         Em caso de emergência, ligue para o número europeu de emergência (112). 

Adicionalmente, informa-se que nos períodos de maior afluência de peregrinos, realizar-se-ão patrulhas conjuntas com a Guardia Civil Espanhola.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Município de Esposende partilhou estratégia de combate às espécies invasoras no concelho

O Município de Esposende participou no 7.º Seminário