A Unidade Local de Saúde de Braga iniciou ontem a consulta Teens+, uma resposta inovadora destinada a aproximar os cuidados de saúde dos adolescentes e jovens adultos, respondendo às suas necessidades específicas de forma integrada e especializada.

A consulta Teens+ surge como resposta à importância de um acompanhamento contínuo e antecipatório na fase da adolescência, contribuindo para a deteção precoce e intervenção em áreas cruciais, nomeadamente a saúde mental e bem-estar emocional, corpo e atividade física, alimentação, sexualidade e comportamentos aditivos. Este projeto baseia-se nas áreas de intervenção previstas pelo Programa da Direção-Geral da Saúde (DGS) e em iniciativas governamentais como o Cuida-te, que promovem um atendimento específico e, sempre que necessário, anónimo, garantindo a privacidade dos jovens.
A implementação desta consulta como uma excelente forma de complementar o Plano Nacional de Saúde Infantil e Juvenil (PNSIJ), que estabelece três períodos de contacto entre os 10 e os 18 anos (aos 10, entre os 12 e 13 e entre os 15 e 18 anos). Assim, a nova consulta Teens+ tem como objetivo fortalecer o cuidado integram ao jovem, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para discutir e gerir as suas questões de saúde.
Esta consulta realiza-se na USF Saúde Oeste, situada no concelho de Braga, com uma frequência de uma vez por semana, distribuindo-se em dois períodos:
  • Das 17h às 19h – consultas programadas;
  • Das 19h às 20h – consulta aberta.
A equipa dedicada à consulta Teens+ é composta por duas médicas e duas enfermeiras, contando ainda com o apoio de um secretário clínico. A equipa, altamente experiente, está comprometida em proporcionar um atendimento que combina a sensibilidade das particularidades da adolescência com a excelência da técnica dos cuidados de saúde.
“A criação da consulta Teens+ representa um avanço significativo na aproximação dos cuidados de saúde aos nossos jovens. Este projeto oferece um espaço de confiança e privacidade, essencial para o atendimento das diversas necessidades dos adolescentes e jovens adultos. Estamos determinados a proporcionar um acompanhamento mais próximo, de forma a identificar e intervir precocemente em qualquer situação que possa comprometer o seu desenvolvimento e bem-estar”, afirma Rui Macedo, Diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Braga.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Festival da Canção Arciprestal em Barcelos

No próximo sábado, dia 12 de julho, pelas