A Unidade Local de Saúde de Braga iniciou ontem a consulta Teens+, uma resposta inovadora destinada a aproximar os cuidados de saúde dos adolescentes e jovens adultos, respondendo às suas necessidades específicas de forma integrada e especializada.
A consulta Teens+ surge como resposta à importância de um acompanhamento contínuo e antecipatório na fase da adolescência, contribuindo para a deteção precoce e intervenção em áreas cruciais, nomeadamente a saúde mental e bem-estar emocional, corpo e atividade física, alimentação, sexualidade e comportamentos aditivos. Este projeto baseia-se nas áreas de intervenção previstas pelo Programa da Direção-Geral da Saúde (DGS) e em iniciativas governamentais como o Cuida-te, que promovem um atendimento específico e, sempre que necessário, anónimo, garantindo a privacidade dos jovens.
A implementação desta consulta como uma excelente forma de complementar o Plano Nacional de Saúde Infantil e Juvenil (PNSIJ), que estabelece três períodos de contacto entre os 10 e os 18 anos (aos 10, entre os 12 e 13 e entre os 15 e 18 anos). Assim, a nova consulta Teens+ tem como objetivo fortalecer o cuidado integram ao jovem, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para discutir e gerir as suas questões de saúde.
Esta consulta realiza-se na USF Saúde Oeste, situada no concelho de Braga, com uma frequência de uma vez por semana, distribuindo-se em dois períodos:
- Das 17h às 19h – consultas programadas;
- Das 19h às 20h – consulta aberta.
A equipa dedicada à consulta Teens+ é composta por duas médicas e duas enfermeiras, contando ainda com o apoio de um secretário clínico. A equipa, altamente experiente, está comprometida em proporcionar um atendimento que combina a sensibilidade das particularidades da adolescência com a excelência da técnica dos cuidados de saúde.
“A criação da consulta Teens+ representa um avanço significativo na aproximação dos cuidados de saúde aos nossos jovens. Este projeto oferece um espaço de confiança e privacidade, essencial para o atendimento das diversas necessidades dos adolescentes e jovens adultos. Estamos determinados a proporcionar um acompanhamento mais próximo, de forma a identificar e intervir precocemente em qualquer situação que possa comprometer o seu desenvolvimento e bem-estar”, afirma Rui Macedo, Diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Braga.
Comentários Facebook