O Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga realizou esta semana, pela primeira vez, uma intervenção coronária percutânea com recurso à técnica de Aterectomia Orbital. Esta técnica permite a remoção de fragmentos de placas ateroscleróticas calcificadas, possibilitando a realização da angioplastia coronária em situações de elevada complexidade.

A Aterectomia Orbital tem, potencialmente, menor incidência de algumas das complicações associadas a estes procedimentos, sendo um tratamento destinado para cenários muito específicos e com um custo equivalente à Aterectomia Rotacional, técnica mais comumente utilizada. 

O Hospital de Braga foi, assim, um dos primeiros Hospitais portugueses a realizar este procedimento e para Jorge Marques, Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, “esta é mais uma ferramenta ao dispor dos Clínicos para o tratamento da doença coronária e que, estando associada a uma menor incidência de complicações, poderá representar uma nova oportunidade de tratamento para alguns doentes com patologia particularmente complexa”.

Artigos Relacionados

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Operação “Peregrinação Segura 2024” da GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito das