O Município de Esposende vai atribuir apoios financeiros, no valor global de 16 016,50 euros, à Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE) e à Junta de Freguesia de Vila Chã, conforme propostas aprovadas, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, realizada esta quinta-feira.

Relativamente à APPCE, trata-se de um apoio excecional, que tem como objetivo apoiar e impulsionar a atividade piscatória local. Com efeito, em articulação com a DocaPesca, a APPCE faz a gestão de todo o espaço do porto de pesca e da lota, controlando, assim, a primeira venda de pescado. De forma a criar mais oportunidades aos pescadores, a Associação passou a garantir a abertura da lota também ao sábado, alargando, deste modo, o horário de funcionamento deste equipamento, que inicialmente era somente de segunda a sexta-feira. Igualmente em articulação com a DocaPesca, a APPCE faz o acolhimento dos operadores marítimo-turísticos, instalando-os nos aprestos e organizando a gestão das atividades piscatórias com as marítimo-turísticas.

Este apoio pontual é sustentado pelo inegável interesse público da ação desenvolvida por esta Associação, em atividade desde 1999, e a relevância que traz para o desenvolvimento económico do concelho, nomeadamente, na promoção da atividade piscatória e turística.

Na mesma reunião, a Câmara Municipal aprovou, também por unanimidade, um apoio financeiro, no montante de 6.016,50 euros, para a Junta de Freguesia de Vila Chã, destinado a suportar o montante em falta dos encargos da empreitada de requalificação da Travessa do Rebolão e da Viela do Rebolão. Executada pela Junta de Freguesia, no âmbito do acordo de cooperação estabelecido com o Município, esta intervenção insere-se no plano de beneficiação da rede viária do concelho, e permitiu garantir melhorias na circulação rodoviária e pedonal naquelas vias.

Tendo sempre presente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Município vai, assim, satisfazendo as necessidades das freguesias e das coletividades, e, por conseguinte, das populações, numa lógica de desenvolvimento do território.

Comentários Facebook

Comentar

Também poderá gostar de ler

Município de Esposende partilhou estratégia de combate às espécies invasoras no concelho

O Município de Esposende participou no 7.º Seminário